· Na produção do amoníaco (subproduto CO2)
O processo de obtenção das matérias-primas para o fabrico do amoníaco leva à produção de dióxido de carbono como produto secundário.
O dióxido de carbono é produzido através da reacção do monóxido de carbono (CO) com a água (H2O) que origina o dióxido de carbono (CO2), e hidrogénio (H2) que é uma matéria-prima para a produção do amoníaco.
O hidrogénio pode ser obtido através da reacção entre o gás natural e o vapor de água.
Este processo realiza-se em duas fases:
Este processo realiza-se em duas fases:
Primeira fase - O gás natural é exposto a vapor de água a altas temperaturas, originando monóxido de carbono e hidrogénio de acordo com a seguinte equação química:
CH₄ (g) + H₂O (g) → CO (g) + 3H₂ (g)
Segunda fase - O monóxido de carbono reage com o vapor de água, originando dióxido de carbono e hidrogénio:
CO (g) + H₂O (g) → CO₂ (g) + H₂ (g)
Ao ser lançado para a atmosfera, o dióxido de carbono vai contribuir para o efeito de estufa.
efeito de estufa |
O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, como por exemplo o CO2. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço.
Com o aumento da concentração de CO2 na atmosfera, o efeito de estufa aumenta, contribuindo assim para o aquecimento global, um dos principais problemas ambientais do nosso planeta.
A produção de hidrogénio a partir de fontes de energia renováveis seria um passo importante para a resolução de problemas energéticos e ambientais do nosso planeta, e permitiria assim reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera. |
A produção de hidrogénio a partir de fontes de energia renováveis seria um passo importante para a resolução de problemas energéticos e ambientais do nosso planeta, e permitiria assim reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera.
Filipe Nogueira
Sem comentários:
Enviar um comentário