quarta-feira, 8 de junho de 2011

Produção de Ácido Nítrico

O ácido nítrico puro é um líquido viscoso, incolor e inodoro. No entanto, frequentemente, impurezas dão-lhe uma coloração amarelo-acastanhado. À temperatura ambiente liberta fumos vermelhos ou amarelados. O ácido nítrico é considerado um ácido forte, sendo também bastante corrosivo.

Actualmente, o ácido nítrico é produzido a partir do processo de Ostwald, onde amónia é queimada sob telas catalíticas de platina originando monóxido de azoto (NO), que oxidado forma dióxido de azoto (NO2), que é absorvido sob pressão em água formando ácido nítrico.
O processo envolve altas temperaturas e pressões próximas da atmosférica. A produção de ácido nítrico é altamente poluidora, libertando gases originadores de chuvas ácidas e responsáveis pelo efeito de estufa. Diversos processos foram desenvolvidos, contudo, para a minimização das emissões destes gases.

O ácido nítrico concentrado, para além da sua utilização experimental, é usado na indústria de explosivos, na produção de fertilizantes, fibras sintéticas, etc…
António Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário